Novo Bispo de Dourados

A noite de sábado (30) recebeu a ordenação episcopal e posse de Dom Henrique Aparecido de Lima, como novo bispo da Diocese da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, que fica 225 km de Campo Grande. Com o ato de sábado, o município agora tem um novo bispo e chefe da Igreja Católica na região de Dourados. A abertura da cerimonia contou com a apresentação do mandato apostólico, que é um documento do Vaticano, enviado pelo Papa Francisco, que nomeou o novo bispo em outubro de 2015.
A cerimonia que se iniciou as 17h30 (Horário de MS), na Catedral Imaculada Conceição, durando cerca de três horas, contou com uma multidão acompanhando a ordenação episcopal. Houve presença de autoridades da igreja e da sociedade civil, com caravanas de várias cidades da região e Bispos de todas as Dioceses de MS e de outros Estados brasileiros, que também prestigiaram a cerimonia. A família do novo bispo também estava. Dom Henrique assume o cargo deixado por Dom Redovino Rizardo, que aos 75 anos, pela idade é ‘aposentado’ das funções pela igreja, e de acordo com a Lei canônica (religiosa) que determina a saída do cargo.
Na celebração, após a apresentação do mandato apostólico, documento enviado pelo Papa com a nomeação do novo bispo, teve ainda o chamado propósito do eleito, que é quando Dom Henrique faz suas promessas (parecido com um juramento). Ele ainda se deita em um tapete em frente ao altar. Foi feita também a imposição das mãos e preces de oração sobre Dom Henrique, que simboliza a transmissão do espírito santo. “É o rito principal, já que o capacita para o cargo. Ele ainda recebeu uma unção com água na cabeça. Também bastante simbólica, foi feita a entrega do livro do evangelho para lembrá-lo que sua primeira missão é a pregação, além do anel (que simboliza seu compromisso com a igreja), a mitra (espécie de chapéu) e o báculo (espécie de cajado). Tudo para legitimar este ato que também é um ato jurídico, nomeação que ele passa então a assumir a Diocese de Dourados enquanto bispo titular. Finalizando o rito teve a comunhão e a passagem do novo bispo pelo povo”.
O padre mencionou que Dom Henrique, disse à multidão de fiéis – dentro e àqueles que assistiam através de telão instalado em frente à igreja no calçadão da praça Antônio João- que não foi fácil responder ao convite para assumir a função e que chegou a passar três noites sem dormir, refletindo a respeito. “A responsabilidade é grande, há vários desafios. Depois de refletir com a ajuda das leituras sagradas, um filme sobre a vida passou pela cabeça “como um raio” e que perguntava “eu, bispo?”. Mas senti a forte presença de Deus e decidi aceitar o desafio. Senti que Deus estava me preparando e me trazendo até vocês”, falou o novo bispo durante sua homilia (discurso).
Entrega e recebimento do cargo
O agora bispo emérito Dom Redovino falou que estava com sensação de dever cumprido à frente da Diocese e saldou com as boas vindas à Dom Henrique. Ele também lhe entregou o báculo (espécie de cajado), num dos momentos mais importantes da cerimônia, onde se vê, o simbolismos da “entrega e repasse do cargo” de líder da Igreja Católica no local.

Durante a celebração, ele disse ter a certeza de que Dom Henrique já se sente acolhido. “O povo da Diocese de Dourados acolhe com amor, amizade e ternura, e desde o início viu em você uma proximidade”, disse Dom Redovino ao novo bispo.

De outubro quando foi nomeado pelo Papa, Dom Henrique, durante estes três meses que antecederam a ordenação, precisou cumprir algumas obrigações. Entre estas, a realização de retiro espiritual e cursos em Roma, na Itália, e em Brasília (DF).
O novo bispo contou que todas as vezes que esteve em Dourados se sentiu muito bem acolhido. Disse que o apoio recebido pelo Dom Redovino lhe deu muita força. Agradeceu ainda o apoio dos redentoristas e demais membros da igreja que passaram por sua vida e a todos os fieis que lhe dão força para continuar sua missão.

Em outubro passado, o então padre, recém nomeado, esteve em reunião na curia diocesana e para a sociedade religiosa e civil, passou que ‘Não vou chegar para mudar tudo’.

Curriculum Dom Henrique
O anúncio de que Dom Henrique foi escolhido pelo Papa Francisco para assumir o cargo de bispo da Diocese de Dourados, foi no dia 21 outubro do ano passado. Nascido em Assis Chateaubriand (PR), ele tem 51 anos de idade e ingressou no Seminário de Santo Afonso da Congregação do Santíssimo Redentor ainda na juventude e foi ordenado sacerdote em novembro de 1.999.

Ele atuou na paróquia redentorista de Ponta Porã e foi pároco de Aquidauana. Durante seis anos foi membro do Conselho de Consultores Diocesanos de Jardim e administrador diocesano de 2007 a 2008. No ano de 2008 até 2014 foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em outubro de 2014, assumiu como provincial dos redentoristas de Campo Grande. Ao todo, já atuou por nove anos somente em Mato Grosso do Sul.

O vídeo será exibido em nossa TV Web Ns Fátima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *