Lava Pés

Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.

Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério:

O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

A representação desse momento importante foi feita pelo nosso pároco Pe. Primo e repetido nas 16 comunidades que formão a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, após lavar os pés das pessoas que representavam ali os doze apóstolos, Pe. Primo fez uma reflexão sobre o momento. No final da cerimonia todos os santos foram cobertos com lençóis da cor roxa até mesmo o sacrário que ficou aberto representando a ressurreição do nosso senhor, mostrando que Jesus Cristo, não esta ali e sim entre nós.

Em seguida o santíssimo foi levado até o hall de entrada da igreja matriz, afastado de todas as imagens que ja estavam cobertas onde aconteceu a vigília pascal que foi até a meia noite e reaberta as 6h da manhã para a adoração do senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *