Missa das Cinzas

Quarta-Feria foi marcada pela missa das cinzas que aconteceu em dois horários sem interferir nas novenas tradicionais, no primeiro horário as 15h inúmeras pessoas lotaram a igreja matriz e o mais interessante foi a participação das crianças na missa. No segundo horário as 18h30 houve também a participação de muitos fieis que lotaram a igreja, muitos pensaram que a celebração começaria as 19h ou 19h30, pelo contrario os horários são normais, as cinzas foram entregues logo após a novena o que motiva as pessoas a participar mais da vida dentro da igreja.

Para quem não sabe a quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.DSC_6872

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

DSC_68795bc2c706-6f65-41c2-86fe-663f208ec17de28db4f5-7689-41a8-b2be-1d711ee4e8f5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *