Perpetóleo

Saúde do planeta, sustento da caridade

Campanha permanente do Santuário preserva o meio-ambiente e traz fundos para obras sociais, entre elas, a Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, para dependentes químicos

O Projeto Perpétoleo é uma campanha que faz do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro um posto permanente de coleta de óleo de cozinha usado (óleo vegetal). Lançado em setembro de 2011 pelos Missionários Redentoristas, padres e irmãos responsáveis pelo Santuário, o Projeto cresceu e já conta com mais de 300 postos de coleta por Curitiba e Região Metropolitana, outras cidades como Londrina, Telêmaco Borba e Paranaguá e outros estados como Mato Grosso do Sul (Campo Grande). A sociedade tem respondido positivamente a esta proposta, tanto que hoje o total arrecadado pelo projeto já sustenta a Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, para dependentes químicos.

Como funciona

A população armazena o óleo de cozinha usado em recipientes como garrafas pet e, deixando de jogar na pia ou no solo, entrega nos postos de coleta do PERPETÓLEO. O óleo coletado é encaminhado para reciclagem e o valor arrecadado é aplicado nas obras sociais redentoristas, especialmente na CT Perpétuo Socorro, ações pastorais e toda a obra de evangelização. O PERPETÓLEO é fruto da Campanha da Fraternidade 2011, que teve como tema “Fraternidade e Vida no Planeta”.

Ação nas escolas

O Projeto também expandiu suas atividades para escolas e faculdades, empresas privadas e públicas, clubes esportivos e grupos de comunicação, realizando um trabalho de prevenção, com palestras, apoio técnico a projetos e parcerias para trabalho educativo nas escolas.

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Quando jogamos no ralo o óleo usado ou o depositamos em um canto do quintal, estamos provocando danos irreparáveis ao meio ambiente. Este óleo escoa para rios e nascentes, formando uma nata que impede a oxigenação do manancial e provoca sua morte. Provoca também e impermeabilização do solo, deixando-o infértil. O objetivo desta Campanha é encaminhar o óleo de cozinha usado para um fim sustentável e ecológico, promovendo as ações de caridade e evangelizadoras do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Preservar nosso planeta é uma obrigação de cada pessoa e de todos os cristãos”, lembra Padre Primo Hipólito, reitor do Santuário e Missionário Redentorista.

Todos podem ajudar!

* Não jogue o óleo usado em  qualquer lugar, mas encaminhe-o para um fim sustentável;
* Armazene seu óleo usado em recipientes adequados. (Ex: garrafas pet);
* Leve o recipiente ao Santuário ou postos de coleta parceiros e deposite nos tambores da CAMPANHA PERPETÓLEO;
* Crie um POSTO DE COLETA em seu estabelecimento, residência e/ou condomínio. Ligue para (41) 3253-2031 e informe-se;
* Divulgue a CAMPANHA PERPETÓLEO entre seus familiares, vizinhos, colegas de trabalho, empresa e amigos;
Eduque as crianças para salvar o MEIO AMBIENTE e VIDAS.

Conheça mais sobre as obras sociais do Santuário
Serviço:
* Centro Redentorista de Ação Social (CRAS): Rua Amâncio Moro, 135/ Alto da Glória/ Curitiba-PR/
   (41) 3352-6216/ centroredentorista@gmail.com.
* Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro: (41) 3352-6216 (CRAS)
* Bazar Beneficente de roupas usadas: Toda quarta, das 8 às 17 horas, no Estádio Couto Pereira, ao
   lado da loja oficial do Clube. Informações no CRAS.
* Projeto Perpetóleo: (41) 3253-2031
* Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Missionários Redentoristas: (41) 3253-2031/
  secretariaperpetuo@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *