Queridos irmãos e irmãs,

No Evangelho de hoje (Lc 1, 5-25) nos deparamos com o anúncio do nascimento do precursor João Batista, conhecido por pregar de forma veemente um batismo de conversão, no intuito de preparar o povo para acolher o Cristo que salva.  Um fato curioso e que merece destaque na vida de João Batista é o poder misericordioso de Deus frente a idade avançada de seus pais Zacarias e Isabel. Além da idade avançada, Isabel era estéril. Certamente, estes problemas, eram um empecilho na geração de uma vida. Mas, como sabemos, para Deus nada é impossível.

Idade avançada e esterilidade simbolizam tudo aquilo que é ultrapassado e que não corresponde mais as exigências atuais e por isso não geram vida. Muitas vezes queremos superar problemas atuais com maneiras antigas de pensar e agir.  Na época de Zacarias e Isabel o povo estava sedento por novidade e vida.  As leis e as propostas daquela época eram velhas e estéreis, não correspondendo mais a necessidade do povo.

Sempre, em nossa vida, quando nos sentimos desamparados e sem saída diante de várias situações que entristecem nossa alma, procuramos respostas. Na vida de Zacarias, Isabel e seu povo muitas questões foram surgindo frente aos seus dramas humanos.  Zacarias passou por um momento de descrença diante dos desafios, mas, no fim, percebeu que era em Deus que devia encontrar a melhor resposta e que deveria abrir seu coração às bênçãos da Nova Aliança deixando para trás conceitos e jeito de ser caducos.

Por isso, sempre busquemos em Deus as respostas frente aos desafios do dia a dia, pois para Ele nada é impossível. Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

Missionário redentorista, padre Donizete Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *