Na noite de ontem, quinta-feira 25, aconteceu em nossa Igreja Matriz a Missa em ação de graças pelos seis anos de ordenação dos diáconos do setor 8.
A Celebração, presidida pelo Pe. Marcos Vinícius e também pelo Pe. Silvio Mocelin da Paróquia São Pedro e Paulo, contou com a presença dos diáconos, sendo seguida por um jantar comemorativo.
Entenda o que é o Diaconato
O Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois graus são o presbiterato e o episcopado; desta maneira, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja.
Para os diáconos, as mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o Diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Esse Sacramento imprime caráter, que o faz Diácono por toda a eternidade.
Existem dois tipos de Diáconos. O Diácono Transitório é aquele que recebe o Sacramento da Ordem no grau do Diaconato para depois receber o segundo grau e tornar-se presbítero, ou padre conforme costumamos dizer. O Diácono Permanente sendo casado não pode ascender ao grau superior, ficando permanentemente como Diácono.
DIACONIA quer dizer SERVIÇO, então o Diácono é ordenado para SERVIR. Faz parte do ministério do Cristo Servo, “que veio para servir e não para ser servido”. A Lumem Gentium diz que: servem o povo de Deus na Diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade (LG 29). Na Liturgia Eucarística o Diácono tem funções próprias: propor as orações dos fiéis, servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a assembléia para uma participação correta e efetiva na Divina Liturgia.
CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO:
Créditos das fotos: Joice Mara Gomes Jorge, Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.