Uma das mais belas imagens que temos de São José é aquela em que o Santo é representado dormindo. O Papa Francisco tem especial carinho por essa imagem, que mostra o Pai adotivo de Jesus como modelo de silêncio, abandono em Deus, e também de ação. O Evangelho de hoje nos mostra que São José estava repousando quando lhe é revelada em sonho a vontade de Deus.
José é o maior exemplo de homem justo, que significa aquele que se ajusta ao plano de Deus: mesmo tendo que contrariar seus planos pessoais e tendo que mudar os rumos de sua vida, o Pai nutrício de Jesus contribui na obra da salvação, quando aceita as ordens do Anjo enviado por Deus, que lhe diz: “Não tenhas medo”. Assim, o próprio Deus se fazendo humano, encontra acolhida na resposta do SIM de Maria e na atitude de José. Isso acontece também conosco: Deus não chega arrombando a porta, mas vai pedindo licença para hospedar-se em nossa casa, e em nossa vida fazer morada.
Do mesmo modo que aconteceu com São José, o plano de Deus é revelado para nós através das pessoas que nos orientam, da Palavra de Deus que nos instrui: é preciso escutarmos com atenção, para compreender aquilo que o Espírito Santo nos revela, para colocar em prática a vontade de Deus e nos tornarmos justos como o Justo José.
Peçamos então ao nosso amável Protetor São José, que seu exemplo nos leve a um “sim” generoso de fé, e que, mesmo que tenhamos que fazer renúncias, estejamos abertos aos sinais de Deus. E que a Mãe de Jesus e Esposa de José, Maria Santíssima, nos ajude a perceber os sinais que Deus nos envia através das pessoas e acontecimentos de nossa vida.
Mãe do Perpétuo Socorro, Rogai por nós!
Diácono Edilson da Costa