Por meio do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) –, somos todos convidados a assumir um olhar mais solidário, capaz de cuidar do próximo, e deixarmos de lado o egoísmo e a indiferença.
Há cinco décadas a Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe temas que apontam para a necessidade de compromisso do cristão. Também propõe discussões e enfrentamento dos problemas que afetam as classes menos favorecidas: precariedade da saúde, do trabalho, educação, moradia, políticas públicas, entre outros já foram foco da CF.
A Confederação Nacional dos Bispos (CNBB), informa ainda que, por meio desta campanha, todos são convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
Os verbos de ação que irão conduzir a campanha – ver, sentir compaixão e cuidar – fazem referência à clássica parábola do bom samaritano, que será representada pela imagem de Santa Dulce dos Pobres, o “Anjo Bom da Bahia”, recém-canonizada pela Igreja Católica.
“O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus” (Santa Dulce dos Pobres).