JESUS, NOSSA LUZ E SALVAÇÃO
Prezados irmãos e irmãs: Existe um canto muito bonito em nossa Igreja que diz: “Minha luz é Jesus, e Jesus me conduz, pelos caminhos da paz”. E o Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre a Luz: ela faz claro o dia, esclarece nossa inteligência tirando-nos da ignorância. A luz indica o caminho, nos dá a direção. E nós, cristãos, sabemos que a fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para nos aproximar de Deus.
Jesus Cristo, Luz de Deus, veio até nós para nos fazer enxergar que Deus é um Pai amoroso, e deseja que todos nós, iluminados pela Luz de Cristo, encontremos o caminho da salvação e da conversão. O Evangelho também nos alerta para não fazermos parte de um mundo de escuridão que, diante dos erros humanos, prega a condenação e a exclusão das pessoas e, muitas vezes, até a morte.
Mas aquele que se aproxima de Jesus, Luz do mundo, não ficará nas trevas, e terá certeza que Jesus não veio ao mundo para condenar nossas más ações, mas veio para nos ajudar a não mais cometê-las. Ele foi enviado para salvar o mundo e não para condená-lo. Assim, compreendemos a grande mensagem de nossa religião cristã: Deus nos ama, e quer a salvação e a felicidade de todos pela participação na vida divina.
Nesses tempos difíceis que estamos atravessando, de isolamento social, podemos até sentir a presença das trevas, o escuro da alma. Por isso, Jesus vem nos revelar que Ele é a Luz que deixa tudo claro. Ele verdadeiramente ressuscitou, e sua Luz é para nós um convite para nascer de novo e acolher seu Amor derramado na cruz.
Peçamos então a intercessão de Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro, para que com nossas palavras e ações, possamos iluminar o mundo com a luz de Deus que recebemos no nosso Batismo.
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
Diácono Edilson da Costa