Jesus fez o bem por onde passou e ensinou que cuidar, proteger e salvar deve ser missão de toda pessoa. Não importa o lugar, o dia e a hora, o importante é a vida que pulsa e pede socorro. O homem com a mão seca é visto por Jesus na sinagoga. Jesus o chama para o meio e oferta o dom da cura em dia de sábado mostrando assim o valor supremo da vida.
O “Levanta-te e fica aqui no meio” é exortação de Jesus para que nos despertemos para o essencial. Jesus tira aquele homem da margem e do lugar do desprezo colocando-o num lugar especial: no coração de Deus. A lei do amor deve reger as relações interpessoais.
Existem pessoas que perderam habilidades essenciais e esperam pelas nossas habilidades ofertadas generosamente. Existem lugares, onde a violência e o medo intimidaram os sonhos, e esperam pela presença de amor e de paz que somente um coração movimentado pelo bem pode exercer.
A dureza de coração nos prende as estruturas que dificultavam e até impossibilitavam a vida. A dureza de coração atrofia esperanças e impede um coração de sonhar. Que a dureza de coração não se instale em nós roubando nossa sensibilidade de amar e servir.
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Missionário redentorista, Padre Celso Vieira da Cruz C.SS.R.