Queridos devotos:

Estamos na segunda semana da quaresma, hoje a liturgia mais uma vez nos lembra de que estamos numa caminhada. A caminhada rumo a Jerusalém e à páscoa do Senhor. É um caminho cheio de obstáculos, dificuldades e sofrimentos, mas feito com a promessa de, no final, obter o maior de todos os prêmios, a glória eterna.

No evangelho de hoje, Jesus está neste caminho subindo para Jerusalém. Jerusalém representa o ápice de sua missão, e esse caminhar significa o processo de seguimento. A proposta da liturgia desse tempo de quaresma é nos colocar nesse caminho com Jesus, conscientes da árdua missão, com todos os obstáculos e sofrimentos. Tiago e João se propuseram a seguir Jesus, mas a mãe deles, cheia de boas intenções, próprias do coração de mãe, quer o melhor para seus filhos. Qual mãe não quer o melhor para seus filhos? Porém nem sempre o melhor para nós é melhor para Deus.

O reino de Deus não segue a mesma dinâmica do mundo, da sociedade em geral, como pensava a mãe destes discípulos e como muitos de nós, cristãos, pensamos. Aqui uns passam por cima dos outros por causa do poder. Os grandes oprimem os pequenos não há caridade com o próximo quando se trata de poder e honras. Até dentro da igreja se encontram procedimentos desta natureza.

Além disso, seguir Jesus não é garantia do Reino, porque os desígnios de Deus são insondáveis e muitos que seguem Jesus ou dizem que segui-lo não segue de fato, mas apenas objetivam obter o que ele propõe com meta final. Nessa dinâmica cabe a Deus saber quem é ou não merecedor do seu Reino e de lugares de destaques. Portanto, quem quiser ser o primeiro aqui será o último lá, e quem quiser ser grande diante de Deus, seja um grande servidor diante das pessoas, aqui nesse mundo. É com essa consciência que devemos seguir na nossa caminhada quaresmal rumo a Páscoa do Senhor, fazendo da nossa vida uma total doação. Mãe do Perpétuo Socorro Rogai por nós!

 Missionário Redentorista Pe. Óliton Ferreira Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *