Santo Inácio de Loyola nasceu na Espanha no dia 23 de outubro de 1491. Filho de família nobre, Inácio era o mais novo de treze irmãos. Em 1517 entrou para o exército espanhol dedicando-se a carreira militar e em 1521 foi severamente ferido num combate. Durante seu período de recuperação, Loyola começou a ler a Bíblia e ficou apaixonado por Jesus.

Em 1522, Inácio decidiu renunciar tudo por Cristo como falou no evangelho de hoje, deixou sua nobreza, deixou sua casa, dormiu em albergues, fez várias horas de oração por dia, fez jejuns e vigílias. Passou um ano retirado no mosteiro de Manresa na Catalunha. Em 1533 ele conseguiu reunir com ele os primeiros seguidores religiosos, que no dia 15 de agosto de 1534 inaugurou a “Companhia de Jesus” conhecido como os Jesuítas.

Sua Congregação Religiosa pretendia praticar a caridade, ensinar, expandir a fé católica e dedicar-se às missões entre os muçulmanos. O sucesso de sua missão e espiritualidade ampliou rapidamente seus seguidores em toda a europa. Inácio mandou a primeira missão Jesuíta ao Brasil em 1549 sob a chefia do Padre Manuel da Nóbrega. Inácio viveu seus últimos anos num pequeno quarto em Roma, dali, governou a Companhia de Jesus. De apenas 6 jesuítas em 1534, passaram a ter 10 mil Jesuítas religiosos, em 1556 veio a falecer.  

Foi canonizado Santo em 1622. Baseado em sua própria experiência espiritual, Inácio escreveu um roteiro a fim de ajudar outros a crescer espiritualmente. Seu livro dos Exercícios Espirituais é usado até hoje, ele foi escrito para ajudar pessoas a perceber e acolher a íntima ação de Deus em suas vidas. Nosso Papa Francisco, um Jesuíta, declarou. “Aqueles que fazem os Exercícios Espirituais de Santo Inácio experimentam a face de Deus e retornam transformados às suas relações diárias”.

Rezemos hoje pelos Jesuítas em muitos países, aqui no Brasil e em nossa cidade na Igreja do Rosário.  Mãe do Perpétuo Socorro rogai por nós.

Missionário redentorista, padre Lourenço Kearns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *